Cartilha do Produtor

 

Voltar Voltar

 

Imprimir

 

Uso Correto dos Cochos
 

 

1.0 - A IMPORTÂNCIA DO USO CORRETO DOS COCHOS

2.0 - COMPRIMENTO DO COCHO

3.0 - LARGURA DO COCHO

4.0 - LOCALIZAÇÃO DOS COCHOS

5.0 - COBERTURA E MANEJO DOS COCHOS

6.0 - MODELO DE COCHO COM CREEP FEEDING

7.0 - MAUS EXEMPLOS DE COCHOS

8.0 - BONS EXEMPLOS DE COCHOS

 
1.0 - A IMPORTÂNCIA DO USO CORRETO DOS COCHOS
 

Os cochos são construções feitas com objetivo de fornecer e proteger os suplementos utilizados na alimentação dos animais.
O correto dimensionamento dos cochos é um dos principais requisitos para que a suplementação dos animais seja bem sucedida.
As medidas de comprimento, largura e profundidade determinam a facilidade de acesso e garantem um consumo adequado dos suplementos. Quanto maior o consumo das misturas, maior deverá ser a área de chegada dos animais no cocho, evitando competição entre os mesmos.

 
2.0 - COMPRIMENTO DO COCHO
 

Deve ser proporcional ao consumo e ao tamanho ou peso dos animais. Segue abaixo uma tabela com comprimentos, por animal, necessários conforme a categoria animal.

 

Produto

Categoria Animal

Bezerro

Garrote

Vaca

Boi

Suplementos Minerais

 

3cm

4 a 5cm

4 a 5cm

Suplementos Minerais Protéicos

4cm

6cm

8cm

8cm

Suplementos Minerais Protéicos e Energético

 

6cm

10cm

10cm

Rações Concentradas

 

 

30cm

30cm

As dimensões acima se referem ao comprimento do cocho por animal.

Ex.: pasto com 100 bois comendo Suplemento Mineral:

100 x 5 cm = 5 m de comprimento do cocho.
 
3.0 - LARGURA DO COCHO
 

A largura dos cochos deve ser suficiente para um fácil acesso dos animais, de preferência dos dois lados do cocho. Por isto recomendamos que ela seja de no mínimo 40cm. Com esta largura, pode-se considerar que os animais tenham acesso aos dois lados do cocho, o que reduz em 50% o comprimento final.

Ex.: cocho para Suplemento Mineral Protéico Energético para 100 bois:
10 m de comprimento, se a largura for menor que 40 cm;
5 m de comprimento, se a largura for de 40cm

 
4.0 - LOCALIZAÇÃO DOS COCHOS
 

É de fundamental importância que os cochos sejam bem distribuídos na pastagem, de forma que os animais tenham fácil acesso para consumirem os suplementos. Vários trabalhos têm mostrado que animais com dificuldades de acesso aos cochos, apresentam menor consumo de suplemento e conseqüentemente menor desempenho produtivo. O animal não deve se deslocar mais de 1000 m para ter acesso ao cocho.
            É comum entre alguns criadores, deslocar os cochos nas pastagens para facilitar o corte da forragem pelos animais. Este manejo não funciona, pois os animais preferem pastejar onde a forragem encontra-se com melhor valor nutritivo (plantas novas).
            Os cochos devem ser localizados o mais próximo possível da água, pois logo após os animais consumirem os suplementos, procuram a água para beber. Isto proporciona um maior conforto e conseqüentemente melhor resultado na suplementação.

 
5.0 - COBERTURA E MANEJO DOS COCHOS
 

A finalidade de cobrir os cochos é proteger os produtos contra água de chuvas, evitando desperdícios e perdas de nutrientes. Em regiões com maior precipitação, a cobertura deverá ser rigorosa, protegendo ao máximo o suplemento. Em propriedades maiores, o processo de salgar os cochos é menos freqüente (uma a duas vezes por semana), isto coloca maior risco de molhar os cochos, aumentando a possibilidade de contaminar os suplementos. 
            Propriedades menores ou com manejo que possibilita salgar os cochos todos os dias, dispensa a cobertura, o que reduz o custo destas construções.      Quando a distribuição de suplementos não é freqüente, torna-se necessário passar nos cochos todos os dias, mexendo o produto para evitar o empastamento ou até mesmo que empedre. Este manejo melhora o consumo e a eficiência do tratamento.

 
 

6.0 - MODELO DE COCHO COM CREEP FEEDING

 
 
 
7.0 - MAUS EXEMPLOS DE COCHOS
Mau exemplo de cocho Mau exemplo de cocho
Mau exemplo de cocho Mau exemplo de cocho
 
8.0 - BONS EXEMPLOS DE COCHOS
Bom exemplo de cocho Bom exemplo de cocho
Bom exemplo de cocho Bom exemplo de cocho

 

 

 


Curta nossa Fan Page Trabalhe Conosco