Compartilhar no Whatsapp

Notícia

 

Voltar Voltar

 

Dia do Capataz proporciona conhecimento técnico para quem lida diretamente com o plantel

Um evento voltado especialmente para aqueles que lidam diretamente no dia a dia da propriedade, o Dia do Capataz, realizado pela Bigsal, tem como objetivo levar conhecimento sobre manejo da pastagem, manejo nutricional e instalações, para fomentar os resultados pecuários das regiões onde atua.

 

E foi exatamente com esse objetivo que a equipe técnica da Bigsal, esteve ontem (20), na Fazenda Águas Claras, da pecuarista Carolina Sartor em Chupinguaia (RO). Reuniram-se cerca de 30 pessoas para abordar o tema “Suplementação e manejo de pastagens para gado de corte”, que foi tratado pelo Professor Gilmar Ferreira Prado, Gerente Técnico da Bigsal.

 

Foi um dia inteiro de evento. Pela manhã o grupo recebeu informações teóricas e na parte da tarde, saíram a campo para confrontar a teoria com a prática. Além dos colaboradores da Fazenda Águas Claras, também participaram do evento capatazes de outras 6 propriedades da região.

 

“Inicialmente foi repassado ao grupo informações sobre o básico da nutrição animal, mostrando a importância de trabalhar sempre conjugando uma boa genética, boa nutrição e manejo eficiente. Por mais que se tenha um gestor e uma equipe técnica eficientes, a produção só se torna eficiente se o principal colaborador, que é o capataz, trabalhar também de forma eficiente. Ou seja, manejando corretamente os animais, manejando o suplemento de forma correta no cocho, seguindo a frequência ideal de alimentação dos animais sem deixar faltar. Fazer uma análise em relação a quantidade de alimento que é colocado no cocho, se é suficiente, se falta ou se está sobrando (fazer o que chamamos de leitura de cocho). Além de tudo isso, é muito importante realizar periodicamente encontros entre os colaboradores, gestores da fazenda e proprietários, para a análise e compartilhamento das experiências de cada um ”, explicou Jorge Prado Borges Neto - Encarregado Técnico da Bigsal.

 

O professor Gilmar também deu ênfase a importância de se ter a mensuração de índices zootécnicos dos animais, na fase de recria saber quanto de peso os animais estão ganhando por dia, saber o peso que inicia em cada tratamento e o peso final, anotar dia que entrou e saiu de determinada dieta. Na cria, por exemplo, ter o controle de quantos bezerros nasceram, fazer a cura do umbigo, manejando corretamente esses animais. Ele seguiu falando sobre o manejo correto do pasto, altura que deve ter a forragem na entrada e de saída dos animais, suas diversas espécies. Gilmar também foi bastante enfático quanto a importância de uma água de boa qualidade, da necessidade de disponibilidade de fácil acesso dos animais.

 

“O objetivo de realizar este evento é o de proporcionar mais conhecimento e nivelar a equipe, por que são várias pessoas envolvidas no processo e às vezes um tem mais conhecimento que o outro, e o restante da equipe fica por fora e desnivelada. Quanto mais pessoas envolvidas na absorção do conhecimento, melhor para o manejo da propriedade e para o resultado como um todo”, concluiu Carolina Sartor.

 

Esta produtora é atendida pela Allpec, representante Bigsal para todo Cone Sul do Estado. 

 

Data: 21 de Janeiro de 2017
Cidade: Chupinguaia/RO

 




Galeria

Dia do Capataz proporciona conhecimento ...

21 de Janeiro de 2017

Fazenda Águas Claras

Curta nossa Fan Page Trabalhe Conosco