Compartilhar no Whatsapp

Notícia

 

Voltar Voltar

 

Boas perspectivas de aumento da exportação de frangos em 2017

Em 2017, as exportações de carne de frango devem ajudar mais nos resultados da avicultura brasileira. Os recentes casos de influenza aviária em vários países da Europa e da Ásia tendem a redirecionar a procura por produtos de fornecedores com melhor status sanitário, como o Brasil.

 

A recuperação ainda lenta da economia brasileira deve seguir limitando a demanda do consumidor neste ano. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, de 30 de dezembro de 2016, o PIB deve crescer apenas 0,5% em 2017. Porém, esse cenário pode favorecer as vendas de carne de frango, especialmente nas classes de renda mais baixas, tendo em vista que é a opção mais em conta comparada às principais concorrentes, bovina e suína.

 

Assim, o planejamento adequado de alojamento em 2017 será determinante para a manutenção dos preços firmes registrados no ano passado. No mercado internacional, países asiáticos são os que mais podem redirecionar as compras para produtos brasileiros.

 

Na China, em particular, além dos casos de influenza aviária registrados no país, a produção pode ser ainda comprometida pela redução das importações de genética dos Estados Unidos, alavancando as importações de carne de frango. Por outro lado, os Estados Unidos também podem ser um dos fortes concorrentes do Brasil para as vendas de carne ao mercado chinês.

 

Estimativas da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) projetam aumento de 3% a 5% nos embarques brasileiros de carne de frango em 2017. Os compradores atuais, como os países do Oriente Médio, também devem manter um bom ritmo de importação do produto brasileiro.

 

No geral, o cenário é positivo, mas o segmento produtivo ainda deve seguir em posição relativamente mais conservadora, com oferta controlada e atenta aos comportamentos das demandas interna e externa para definir com assertividade os ajustes no número de aves alojadas. (Fonte: Cepea/Esalq- USP)

 

Data: 03 de Fevereiro de 2017
Cidade: Ji-Paraná/RO