Compartilhar no Whatsapp

Notícia

 

Voltar Voltar

 

Dia na Varanda é destaque para a pecuária de Machadinho do Oeste

O Dia na Varanda na Fazenda Don Aro, do pecuarista Giocondo Vale de Machadinho do Oeste (RO), reuniu 25 produtores da região para receber informações sobre “Produção de bovinos de corte a pasto” - com ênfase na fase de cria - através da palestra dada pelo professor Gilmar Ferreira Prado, Consultor Técnico da Bigsal.

 

O produtor Giocondo Vale realiza todo o processo de produção bovina - cria, recria e engorda – aplicando o máximo de tecnologia, o que lhe proporciona resultados melhores em relação à média dos pecuaristas da região. Atualmente destaca-se em sua propriedade a fase de cria, na qual, o uso do Big Cromo Fertilite por indicação técnica da Bigsal está proporcionando resultados de prenhez superiores aos obtidos nas estações de monta dos anos anteriores.

 

Este ano (2016-2017), foram colocadas na estação de monta 200 fêmeas da raça Nelore, sendo obtidos como resultados - na primeira Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) - lotes com 76%, 62% e 72% de prenhez. Na propriedade ainda se realiza a ressincronização nas vacas vazias e depois se faz o repasse com touros, chegando ao final da estação com índices de até 95% de prenhez.

 

Com base na realidade deste produtor, o professor Gilmar repassou informações sobre o processo de produção bovina - com ênfase na cria - mostrando sempre que os bons resultados são advindos do tripé: manejo, pasto e genética.

“Percebemos que hoje a maior dificuldade dos produtores são os pastos da região, segundo eles, 90% estão degradados. Isto levou os produtores a buscarem muitas informações sobre pastagens, morte do branquiarão, ataques de cigarrinhas, entre outros. A boa pastagem tem que ser prioridade para o produtor, por isso passamos muitas informações a esse respeito, além de discutirmos a realidade de muitos produtores, trazendo a experiência de cada um à tona para servir de exemplo para os demais”, explicou o Professor.

 

Para o cliente Francisco de Assis, que usa produtos da Bigsal há cerca 10 anos, participar de um evento deste tipo o leva a avaliar suas atitudes na propriedade, corrigindo o que é necessário e implantando o que pode lhe proporcionar melhores resultados.

 

“Hoje aprendi sobre genética, manejo de pasto e foi muito bom. Cada dia aprendo mais com o professor Gilmar, que nos passa muitas informações importantes para melhoria da nossa atividade. Um ponto que me chamou atenção neste evento é o uso de controles mais rígidos, que vou passar a adotar e mensurar melhor o custo e o benefício da minha atividade”, disse Francisco. 

 

O evento foi dividido em duas fases, pela manhã o grupo recebeu informações teóricas e a tarde foi realizada uma visita às instalações da fazenda para alinhar o conteúdo teórico com o prático.

 

Data: 13 de Fevereiro de 2017
Cidade: Machadinho do Oeste/RO

 




Galeria

Dia na Varanda é destaque para a pecuári...

13 de Fevereiro de 2017

Fazenda Don Aro