Compartilhar no Whatsapp

Notícia

 

Voltar Voltar

 

Pequenos buscam conhecimento para se tornarem grandes

Em uma região formada por pequenos produtores de leite próxima a Candeias do Jamari, a Bigsal reuniu cerca de 90 pessoas para participarem de um Dia na Varanda sobre “Nutrição e Manejo de Pastagens para Bovinos de Leite”. O tema foi ministrado pelo zootecnista e Encarregado Técnico da Bigsal, Jorge Prado Borges Neto.

 

Esses produtores fazem parte do Assentamento Flor do Amazonas, que realizam um trabalho familiar e ainda muito pouco tecnificado, mas já despertam para a necessidade de investir em melhores condições de manejo nutricional para que possam intensificar a produção e assim se manterem competitivos na atividade.

 

“Esses produtores, na sua maioria de leite, ainda não utilizam suplementação mineral. A maioria fornece ao gado apenas sal branco, o que já deixou há muito tempo de ser o suficiente para o animal. Atualmente o produtor tem que produzir mais e melhor, tem que extrair do animal todo o seu potencial, e isso ele consegue a partir do uso de tecnologia, e é isso que os produtos da Bigsal possuem, tecnologia em nutrição animal”, explicou André de Melo, Bigman e representante da Bigsal em Candeias do Jamari.

 

O palestrante, Jorge Neto, apresentou aos produtores todos os detalhes sobre como tratar adequadamente as fêmeas bovinas, para que elas sejam boas produtoras de leite e também produzam bons bezerros.

 

“Falei ao grupo sobre os principais aspectos que viabilizam a produção de leite. Sobre a importância de um correto manejo reprodutivo, vinculado a um monitoramento do período de lactação das vacas, avaliando a importância deles no processo produtivo.  Também expliquei sobre a importância da desmama da bezerra feita corretamente e os plano nutricionais indicados para que esta novilha entre no processo de cria ainda jovem, obtendo assim um melhor proveito da sua vida útil”, comentou Neto.

 

Data: 25 de Fevereiro de 2017
Cidade: Candeias do Jamari/RO