Compartilhar no Whatsapp

Notícia

 

Voltar Voltar

 

Produção Bovina é discutida em Triunfo

Mais um município de Rondônia foi sede esta semana de um evento de disseminação do conhecimento realizado pela Bigsal. Triunfo recebeu a equipe técnica da empresa que realizou uma Palestra Técnica sobre “Produção Intensiva de Bovinos de Corte a Pasto” proferida pelo Promotor Técnico, Odirlei de Moraes.

 

Odirlei iniciou o evento questionando os mais de 35 produtores sobre a importância do melhoramento genético no sistema de criação bovina. Falou sobre os alimentos ideais para um bovino, da importância da água, das pastagens, quando foi bastante discutido sobre a formação das mesmas, iniciando pela escolha da forrageira, análise do solo, sobre como realizar o preparo, adubação, plantio e o manejo.

 

“É exatamente aqui onde muitos erram, no manejo da pastagem, deixando a planta formar muito talo sendo que o que os animas ingerem são folhas. Talos só servem para segurar folhas não tem grande quantidade de proteína e vitaminas, o ideal é que, 30% da planta seja talo e 70% de folha. Cada forrageira tem seu manejo de pastejo e descanso e isso deve ser respeitado para que possamos ter uma melhor utilização. Sendo bem manejado teremos uma maior produção de folhas, maior número de animais por hectare, maior valor nutritivo e maior ganho de peso dos animais”, comentou Leandro Rocha, Promotor de Vendas da Bigsal que estava presente no evento.

 

Com a realização de um manejo correto o produtor consegue controlar plantas invasoras, cigarrinhas além de aumentar a produtividade da propriedade e o custo disto é apenas de aprender a realizar este trabalho.  

 

Odirlei falou também sobre animais na fase de cria, qual a necessidade nutricional nesta fase, quanto que este animal precisa comer para se manter, quanto que a vaca precisa se alimentar para produzir leite, ganhar peso e entrar no cio (gerar uma nova cria), e isto só acontece se estiver ganhando peso.

 

“Foi bem colocada a questão de fêmeas que repetem cio por várias vezes, isto não é um problema nutricional e sim de sanidade. Mas se este mesmo animal emprenhou e está levando muito tempo para dar cio é falta de nutrição, de capim e suplementos”, disse Leandro.

 

Para o produtor Hilário Plantikow, que participou da palestra, eventos como este são de grande importância poisos produtores estão sempre esquecidos pelas autoridades.

 

“Para que alcancemos bons resultados na nossa propriedade é necessário que tenhamos conhecimento e esse tipo de evento que nos proporciona isso só a Bigsal realiza na nossa região”, finalizou.

 

 

Data: 25 de Março de 2017
Cidade: Triunfo/RO