Compartilhar no Whatsapp

Notícia

 

Voltar Voltar

 

Além-fronteiras- Bigsal leva conhecimento a produtores e estudantes Bolivianos

Confirmando o seu objetivo de levar conhecimento aos produtores das regiões onde atua, a Bigsal, através do Departamento Técnico, participou do primeiro simpósio estadual para “El desarrollo de la Ganaderia Bovina em Pando” (Desenvolvimento da bovinocultura em Pando), que aconteceu na cidade de Cobija, na Bolívia.

 

Foram dois dias de intensa programação voltada ao desenvolvimento da produção bovina. Neto Prado, zootecnista e Promotor Técnico da Bigsal, realizou duas palestras, para os mais de 250 produtores Bolivianos e estudantes do curso de medicina veterinária e zootecnia, que estiveram presentes ao evento.

 

O primeiro tema tratado por Neto foi “Formação e Recuperação de Pastagens”, onde ele falou sobre formação, degradação e qualidade de pastagens.

 

“Neste tema eu dei dicas para escolher a forragem ideal, falei sobre o processo de renovação e recuperação das pastagens que envolve a calagem, adubação, plantio e manejo. Os demais palestrantes, na sua maioria veterinários, falaram sobre a situação pecuária no estado do Pando. Apresentamos a nossa situação de Rondônia, que é bem parecida com a região do Pando, mas lá eles não têm acesso a muita informação, portanto se baseiam muito no que é feito aqui, servimos de referência para eles”, comentou Neto.

 

Na sua segunda palestra, Neto falou sobre “Nutrição de Ruminantes”, exemplificando sobre o tipo de manejo produtivo (confinamento, semi confinamento e manejo extensivo), e viabilidade econômica destas atividades.

 

“Nesse momento já entrei falando sobre disponibilidade da água, sobre todas as necessidades nutricionais do animal. Foquei sobre a nutrição de fêmeas, qualidade de suplementos, quais as necessidades que cada fase de produção animal requer e quais as estratégias possíveis, além da viabilidade econômica dos manejos”, disse.

 

O terceiro momento do evento aconteceu no campo, onde os palestrantes foram apresentar ‘in loco’ tudo que foi dito na teoria.

 

“No segundo dia houve muito bate papo com orientações práticas, onde falei sobre o processo de ensilagem e as características de uma forma geral, pois para eles silagem é novidade. Falei muito sobre o manejo de cada categoria de suplemento, mineral, proteico, proteico energético, ração, sobre aditivos, consumo, ganho de peso médio esperado, manejo e tamanho de cocho. Foi muito produtivo”, concluiu.

 

A Bigsal atende a região de Pando com um representante localizado em Cobija, que é a Cerva Representações.  

 

Data: 31 de março de 2017
Cidade: Cobija/Pando- Bolívia