Alguns níveis de suplementação têm impactos diferentes dos outros na hora de controlar a lotação das pastagens. Então por isso trago aqui para você algumas dicas que podem melhorar consideravelmente seu manejo de pasto.
O suplemento mineral, tanto comum quanto aditivado, tem comportamento bastante limitado no consumo de capim. O animal consome o capim e a digestão depende única e exclusivamente da qualidade direta do capim. Logo, o consumo geralmente será baixo e os animais podem apresentar mais dificuldade de comer o capim com mais vontade, ou “abaixar” o capim na boca.
Já nos suplementos proteicos (0,1% do peso vivo) e energéticos (0,2 e 0,3) o animal é estimulado a consumir mais capim pois o próprio suplemento estimula e muito a digestibilidade. O que se torna uma ótima estratégia tanto para massas grandes de capim quanto para entrada do período seco.
À partir do uso do energético 0,4% do peso vivo, temos o efeito aditivo ou suplementação substitutiva que pode evoluir até as rações de altíssimo consumo (2% do peso vivo). Neste caso, o intuito é inverso. Usa-se suplementações substitutivas exatamente para reduzir o consumo de capim ou até aumentar a lotação de animais em um determinado piquete.
Mas como identificar qual produto devo usar? Como saber qual o protocolo ideal para o meu rebanho?
Para isso é importante ter o suporte técnico necessário para fazer o diagnóstico do sistema produtivo, analisar as melhores opções avaliando genética, manejo e nutrição e claro, realizar cálculos de viabilidade para o sucesso financeiro da propriedade.
Procure o representante autorizado Bigsal da sua região e solicite uma visita técnica especializada na sua propriedade.
A Bigsal Trouw Nutrition é uma indústria regional com produtos que utilizam as tecnologias mais modernas do mundo, soluções para o produtor com foco nas necessidades da região norte brasileira.
Faça como nossos clientes, acredite no agronegócio, usando a estratégia correta, saiba que o caminho para a lucratividade é garantido.
Autor. Neto Prado - Consultor Técnico Bigsal/Trouw Nutrition.