× Principal
A Bigsal
Sobre a Bigsal Canal de Denúncia Código de Conduta
Canal Bigsal Contato Para o Produtor Produtos Solicitar Atendimento Trabalhe Conosco Webmail Área do Revendedor
Solicitar Atendimento
Voltar 27 de Junho de 2023

RECUPERAÇÃO DO ESCORE CORPORAL

RECUPERAÇÃO DO ESCORE CORPORAL

Como podemos garantir que as vacas de corte da sua propriedade atravessem a seca e tenham sucesso na estação reprodutiva? Vamos falar de suplementação estratégica para vacas de cria.

Para alcançar os objetivos de altos índices reprodutivos é necessário observar alguns pontos cruciais como condição de escore corporal atual do animal, objetivo e o período que se tem para trabalhar com o lote, isso alinhado a condição da forragem atual e a condição da pastagem em que esse animal será submetido no momento da estação de monta, possibilita uma tomada de decisão!

Informações de suma importância que permite ao pecuarista buscar alternativas estratégicas e assertivas para cada situação!

Pensando nessas situações a Bigsal possui um amplo portifólio que consegue abranger a fase de cria de modo geral suprindo o déficit nutricional do rebanho em diferentes situações!

Antes de pensar na estação de reprodução existem vários fatores que podem prejudicar ou ajudar muito no resultado da vaca e, dentre eles, vamos discutir hoje sobre o escore corporal de fêmeas.

A vaca que se encontra com o escore de boa qualidade próximo ao momento da estação de reprodução, no fim da seca, é aquela que teve à sua disposição todos os nutrientes necessários para cuidar de sua manutenção, de seu bezerro e ainda assim entrou em balanço energético positivo para ter boas condições de emprenhar na estação.

Geralmente, quando isso acontece, significa que o produtor se planejou bem para passar o ano todo e não faltou nutriente. Para esta vaca, a suplementação mineral com tecnologias de qualidade (Bigsal linha Cromo) tem tudo necessário para manter a vaca com bons índices a um baixo custo.

Porém, na maioria dos casos, o escore acaba caindo à medida que o período de estiagem avança. Reflexo de uma redução qualitativa e quantitativa da pastagem isso nem sempre é sinal de um fraco manejo de pasto ou de suplementação. Muitas vezes a própria fisiologia da vaca já condiciona ela a tirar do próprio corpo e da própria reserva para cuidar de todo o restante. E cabe a nós pecuaristas abordarmos da forma correta a sua necessidade suprindo esse déficit da pastagem com suplementação estratégica!

Para isso, a utilização de suplementos aditivados e farelados como Big Cromo Reprodução, Big Cromo Fertilite ou Big Leite Fértil, possibilitam um aporte nutricional de alta qualidade para as matrizes, tanto em relação a mineralização como também em relação a um melhor aproveitamento da forragem mesmo em condições de baixa qualidade! Esta prática servirá como uma garantia de que os índices tornarão sua cria lucrativa e de altíssima qualidade.

 

Autor: Neto Prado – Zootecnista e Consultor Técnico Bigsal Trouw Nutrition e Marcus Vinicius – Zootecnista e Supervisor Técnico Comercial Bigsal Trouw Nutrition