Desmame tradicional : é uma separação abrupta total, com bezerro sendo levado para outro pasto diferente da matriz. Os bezerros possuem de 7 a 8 meses de idade, com desenvolvimento ruminal pleno para consumir alimento sólidos. Nesse sistema geralmente a matriz teve acesso à boa oferta de pasto no terço final de gestação para nutrir o bezerro, e na época seca o desmame acontece para melhoria da condição corporal da vaca para emprenhar novamente.
Desmame precoce: a separação pode ser de forma abrupta ou não. Os bezerros são desmamados a partir dos 3 meses de idade. Nesse sistema o intuito é antecipar a recuperação da vaca para próxima prenhez , tendo em seu ambiente boa oferta de pasto, e rápida recuperação de escore de condição corporal voltando ao cio mais rapidamente. Para o bezerro é necessária uma suplementação que não afete a nutrição ao substituir o leite, portanto desde o começo da desmama os bezerros devem ter acesso à uma alimentação sólida de boa palatabilidade. Pode ser feito o creep feeding (com 20 dias de idade dos bezerros) aliado à desmama precoce para acostumar os animais ao consumo de suplemento, porém não é obrigatório.
A separação do bezerro da vaca é necessária, porém a fazenda deve saber qual estratégia de desmame usar dependendo da situação:
O proprietário pode ou não usar os dois tipos de desmame na fazenda um como opção ao outro em alguns lotes estratégicos, desde que tenha o objetivo claro e faça cálculos sobre o retorno ao investimento dessas estratégias.
Autora: Jessica Rocha - Supervisora Técnica Bigsal / Trouw Nutrition.